Vereadores participam de reunião com técnicos da Casan

Um novo registro de falta de água em Siderópolis na madrugada desta segunda-feira (09), desta vez na rua Vitório Olivo, provocou uma reunião emergencial convocada pelo chefe do Executivo, Hélio Cesa, o Alemão, com representantes da Casan. Os vereadores, que constantemente são abordados pela população que reclama dos problemas de abastecimento, também participaram do encontro que aconteceu na tarde desta segunda-feira, na Prefeitura.

Ao fim da reunião a Casan se comprometeu com as seguintes medidas paliativas: Troca de válvula reguladora de pressão em São Marcos, na próxima terça-feira (17) para evitar que os canos estourem e formação de comissão com representante da câmara, comunidade e prefeitura para acompanhar os trabalhos. Já a substituição para a troca da tubulação na SC-445 (trecho Imepel até o trilho do Ex-Patrimônio) está em fase de licitação.

A pedido dos vereadores Pipi Maravai (PDT) e Rodrigo Péterle (MDB), os representantes da Casan se comprometeram a realizar uma reunião com os moradores de São Martinho, Alto Rio Maina e Santa Luzia para explicar sobre os problemas que interferem no abastecimento destas comunidades. “Vamos acompanhar esses trabalhos e vamos aguardar o resultado destes serviços. Esperamos que sejam eficientes porque a população não pode mais arcar com este ônus”, salientou o presidente da Câmara de Siderópolis, Roni Remor, o Lilo (PSB).  O rompimento da adutora na rua Vitório Olivo (Serrinha) às 2h, provocou falta de água por aproximadamente 10h. Por ser uma região com muitos morros, em algumas casas o serviço só voltou à normalidade no final do dia.

Afabess presta contas

Por requerimento de autoria do vereador Pedro Valcir de Souza (PP), a Diretora Executiva da Associação Feminina de Assistência e Bem-Estar Social de Siderópolis (AFABESS), Maria Helena Brignoli Dias, fez uso da Tribuna para falar sobre os projetos desenvolvidos pela entidade.

De acordo com Maria Helena, com 32 Clubes de Mães e diversos projetos voltados também para idosos, a Afabess está presente em todas as comunidades de Siderópolis. “Nossas contas estão em dia e nossas planilhas apontam sempre que nossos gastos são menores que os convênios firmados. Está tudo disponível na prefeitura”, reforçou. “Além de fiscalizar, nosso papel é conhecer. O trabalho é melhor que imaginava e deixo meus parabéns, mas ainda noto uma interferência muito grande da prefeitura na organização da Afabess e isso precisa ser mudado”, declarou o autor do requerimento, vereador Pedro Valcir de Souza.

Resumo da sessão:

– Indicação 100/2019 -Colocação de meio-fio na Rua Antônio de Bona, Santa Luzia.- Autor: Ver. Pedro Valcir de Souza – PP, Ademir Donadel – PP e Valentin Antonio Maravai – PDT. –

– Indicação 101/2019 – Sugere alterações no trânsito do município, a fim de melhorar o tráfego e aumentar a segurança de pedestres e motoristas.- Autor: Ver. Pedro Valcir de Souza – PP, Ademir Donadel – PP e Valentin Antonio Maravai – PDT.

– Requerimento nº 69/2019 –Solicitando que seja encaminhado expediente à CASAN, para que seja contido vazamento na SC 445, no Bairro Rio Patrimônio, nas proximidades da igreja católica. – Autor: Angelo F. Salvaro – PSB, Ver. Roni Remor – PSB e Ver. Willian Bonassa – PSD.

– Projeto de Lei do Legislativo 21/2019 – Dispõe sobre a obrigatoriedade de construção de faixa elevada de segurança para pedestre defronte aos estabelecimentos de educação das redes pública e particular de ensino do município de Siderópolis/SC. – Encaminhado às Comissões.

– Projeto de Lei do Executivo nº 27/2019 – Institui o Programa de Proteção Animal no município de Siderópolis e dá outras providências – Encaminhado às Comissões.

– entrega de certificado resultante da moção de aplauso a Pamela Poma da Silva (Miss Teen Estudantil – Santa Catarina 2019) e Gabriely de Leão Elias (Miss Eco Infantil – Brasil 2019 – categoria juvenil e pré-teen), eleitas misses representando Siderópolis.